Páginas

sábado, 21 de março de 2009

Vamos economizar água




Galera, nunca se houve tanto falar em aquecimento como nos últimos tempos. No entanto esse alarde se justifica e um dos grandes problemas que a humanidade vai enfrentar será a falta de água, e isso nós temos visto que já acontece no sertão nordestino. Nós devemos usar a água de forma consciente para que no futuro não nos faça falta. Atitudes simples podem amenizar o problema como fechar torneiras que não estejam em uso, verificar eventuais vazamentos em tubulações, pois o uso adequado ainda é a melhor forma de evitarmos maiores transtornos. Lembre-se: você poderá não ser afetado, mas seus descendentes serão.
Abraço a todos.

Saiba como evitar desperdícios de água em casa


De toda água presente no Planeta, apenas cerca de 1% pode ser aproveitada pela população mundial, já que 97% é salgada e outra parte está presente em geleiras inacessíveis. Neste Dia Mundial da Água, conheça dicas para evitar desperdícios do produto natural.

Banheiro
O ideal é manter a torneira fechada durante a escovação dos dentes e ao fazer a barba. Isso pode garantir uma economia de 12 a 80 litros de água. Procure também tomar banhos de até cinco minutos e não utilizar a descarga sem necessidade e como lixeira. A descarga sanitária consome 6 a 10 litros de água quando acionada por seis segundos.

Cozinha
Deve-se limpar os restos de comida dos pratos e das panelas antes de lavá-los. A melhor forma de lavar, evitando desperdício, é encher a pia com água e detergente até a metade, colocando a louça dentro. Deixe de molho por alguns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.

Lavanderia
Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. Feche a torneira enquanto ensaboa e esfregue a roupa no tanque. A máquina de lavar deve ser utilizada somente quando acumular quantidade suficiente para a capacidade total dela. Uma lavadora de 5 kg consome 135 litros de água cada vez que ela é usada.

Jardim
Não lave o carro com mangueira. Use um balde e um pano. O ideal, também, é não usar a mangueira para limpar a calçada, e sim uma vassoura. Usar a mangueira dessa forma durante 15 minutos pode desperdiçar até 280 litros de água. Regue as plantas pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.

Vazamentos
Uma torneira pingando desperdiça 46 litros de água de água por dia, o que significa 1.380 l por mês. Um filete de água de 2 mm desperdiça 138 litros de água por dia (4.140 litros por mês). Já um furo de 2 mm no encanamento desperdiça 3,2 mil litros de água por dia (96 mil litros por mês).

Fonte: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário